quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dress Code


Geralmente, no que diz respeito à apresentação pessoal, as pessoas reagem instantaneamente à aparência das outras e, até certo ponto, isso se dá pela maneira como estão vestidas. Porém, diferentemente do que muita gente pensa ter boa aparência não significa beleza, mas apenas seguir algumas dicas de etiqueta que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom gosto. No mundo corporativo, em geral as reações podem ser cruéis e reprovadoras. Seus clientes, colegas, pares e superiores presumem que a qualidade do seu trabalho provavelmente não será melhor do que a qualidade da sua aparência. Portanto, aqui vão algumas normas de apresentação pessoal a serem seguidas:

  • Evite excessos como tênis, bermudas, jeans rasgado, saias ou vestidos curtos, fendas, roupas coloridas, decotadas ou justas demais, assim como, transparências de qualquer tipo;
  •  Procure sempre usar combinações clássicas como cinza, marinho, preto ou           risca-de-giz com camisa branca e gravata sóbria. Essas combinações são sempre seguras e elegantes;
  • Combine sapatos pretos com meias escuras e nunca com claras (meias    brancas são terminantemente proibidas com sapatos pretos);
  • Com relação aos acessórios femininos, dê preferência a brincos e colares discretos. Saltos altíssimos também devem ser deixados para outras ocasiões;
  • Tome cuidado com barba, caspa, transpiração, hálito e também com as unhas. As mulheres devem optar por esmaltes claros – tons rosados e nudes – e unhas não muito longas. Esmaltes vermelhos são permitidos desde que usados com discrição e elegância. São terminantemente proibidos esmaltes azuis, verdes, amarelos e de cores muito chamativas;
  • Opte por uma maquiagem básica como pó, batom e rímel. Sombras e       blush, apenas se os tons forem discretos e sem brilho;
  • Utilize perfume com parcimônia, sem excessos ou fragrâncias fortes;
  • Preferencialmente, cabelos curtos para os homens. Mulheres devem manter os cabelos sempre arrumados e tratados.



REGRAS GERAIS
  • Não fale alto ao telefone ou no ambiente de trabalho a fim de não atrapalhar os demais colegas;
  • Não faça comentários jocosos ou pejorativos com relação a colegas ou clientes do escritório;
  • Procure sempre ajudar os demais colegas. O escritório valoriza e acredita no trabalho em equipe;
  • Bom humor e senso de colaboração são essenciais para um ambiente de trabalho saudável;
  • Se estiver passando por algum problema ou tiver alguma sugestão para aprimorar o Escritório, converse com os sócios. O que você tem a dizer será sempre objeto de atenção.

ETIQUETA NO TRABALHO


Em um atendimento telefônico, o processo de comunicação deve ser sempre orientado para a resolução do motivo da ligação. Uma distração durante esse processo vai afetar o resultado final, pois, do outro lado da linha, o Cliente criará uma imagem do profissional que o atender por meio de três características fundamentais: voz, atitude profissional e maneira de se comunicar. Por isso, o profissional deve constantemente estar atento à forma de utilização desses três recursos. Usando-os adequadamente, a comunicação se dará sempre de forma positiva (até mesmo ao passar informações negativas). Portanto:

·         Atenda, no máximo, até o terceiro toque. A demora no atendimento pode passar a impressão de desinteresse para o Cliente;
·         Não diga “ Alô”. Fale o nome do Escritório, o seu nome e a saudação. Por exemplo: Fukuma Advogados, Tanira, boa tarde!;

·         Não confie na memória. Tenha lápis e papel sempre à mão para anotar o nome do Cliente e os pontos principais da conversa;

·         Evite deixar o Cliente esperando na linha;

·         Seja claro, evitando termos técnicos e falhas de linguagem;

·         Evite chamar o Cliente de ‘querida’, ‘meu bem’, ‘amor’ e todas as variações do gênero. Este tipo de tratamento pode surtir um efeito negativo, sugerindo um nível de intimidade inexistente;

·         Evite mastigar alimentos ou mascar chicletes ao atender um telefonema;

·         Procure controlar o tom de voz evitando, assim, a impressão de grosseria;

·         Faça ou transfira as ligações você mesmo e explique o motivo da transferência para o outro profissional que atender a ligação.


IMPORTANTE: Ao receber uma ligação de um Cliente em que o profissional responsável direto pelo caso estiver ausente, questione a urgência do assunto para então tomar a providência adequada, que é localizar o profissional e solicitar o retorno, ou encaminhar o pedido para outro profissional competente.


POLÍTICA DE VESTUÁRIO

Esta política foi desenvolvida para orientar cada um que trabalha e/ ou passa pelo escritório, principalmente os novos contratados.

Trabalhamos num negócio de prestação de serviços, e devemos nos vestir em função dos nossos clientes o tempo todo.

Seja no escritório, seja no ambiente do cliente, seja em qualquer lugar aonde você for com o Cliente, a adequação ao lugar e ao mesmo é fundamental.

Segue política:



Roupas permitidas para mulheres:

  • Calças cáqui, calça capri (até 10/15 cm do tornozelo), calças de algodão ou calça social em cores sóbrias;
  • Calças ou vestido em cores sóbrias;
  • Tailler, terninho;
  • Saias e vestdos na altura ou abaixo do joelho;
  • Cardigans, camisas pólo; pulôveres, blusa com gola alta;
  • Sandálias de salto tipo Chanel, mocassins, scarpins (Para quem usa uniforme, a cor do sapato é preto).

Não permitido para mulheres:

Jeans (não importa cor e modelo). É terminantemente proibido o uso do jeans dentro do escritório.
Tênis, sapatênis ou qualquer outro tipo informal de calçado; sandálias tipo Melissa (de plástico), chinelo de dedo, sandália do tipo “rasteirinha”, sandália plataforma,
roupas esportivas, roupas de academia, leggings ou calças de lycra de qualquer tipo.
Camisetas pintadas, com silk ou propagandas, estampas grandes e muito coloridas.
Blusa regata/ blusa de alcinha (sem manga) com soutien aparente, bonés ou chapéus de qualquer tipo. Shorts, vestidos e saias curtas ou apertadas.

Decotes pronunciados no colo (ombro só/ tomara que caia ) ou costas, transparências. Roupas furadas ou rasgadas, piercing no nariz, boca, língua e orelha e tatuagens à mostra.

Meia calça de renda ou arrastão, somente usar meia calça lisa preta ou cor da pele,
unhas pintadas de verde, laranja, azul, amarelo, preto e cores fluorescentes (As cores vermelha, rosa, branco, marrom são permitidas).

Permitido para homens:

  • Ternos;
  • Calças compridas, calças cáqui, calças de algodão;

  • Camisas de colarinho, camisas de manga longa, de gola alta,
          cardigans e pulôveres;
  • Camisa para dentro da calça;
  • Sapatos fechados.

Não permitido para homens:

Jeans (não importa cor e modelo). É terminantemente proibido o uso do jeans dentro do escritório.
Tênis, sapatênis, chinelo de dedo, botas de caminhadas ou sandálias.

T-shirts pintadas, com silk ou propagandas, camisas sem manga, camisa para fora da calça, roupas de academia, bonés e chapéus de qualquer tipo shorts ou bermuda, roupas com furos ou rasgadas.

Ressalte-se que não temos casual Day no escritório. Portanto, todos os dias da semana, os trajes deverão seguir a política de vestuário.

Apesar das orientações claras, há alguns que não venha aderir à política. Os lideres das áreas se encarregarão de cobrar que a política seja seguida, exceto por aqueles que usem uniformes, os quais devem fazê-lo adequadamente. Eles monitorarão como os profissionais estão vestidos de segunda-feira a sexta-feira.

Pessoas em trajes inadequados serão notificadas e deverão ir para casa, a fim de trocar de roupa.

Pense: se você se questiona se determinada roupa é adequada ou não, provavelmente não é.

Lembre: este é um negócio profissional que trabalha com clientes profissionais. Nossas ações podem dizer sobre nós tanto quanto o produto do nosso trabalho.

Por favor, contamos com a colaboração de todos para manter a imagem do escritório e fazer dele um ambiente adequado ao trabalho todos os dias.

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