terça-feira, 19 de junho de 2012

Endomarketing

                                Ações do Endomarketing

O objetivo do marketing interno é fazer com que o pessoal da empresa internalize os objetivos dos clientes externo para que, através dessa postura, possam ser alcançados os objetivos da empresa. Dessa forma, busca: despertar a atenção do pessoal frente aos valores que se quer vender; fazer com que se tenha interesse por esses valores em prol da consecução de objetivos coletivos e pessoais; despertar o desejo por esses valores, como forma única de que o pessoal atinja seus objetivos e conseqüentemente a empresa possa alcançar também o seu e, por fim, atuar em função dos objetivos dos clientes que, no fundo, implicam os objetivos da empresa.

O desenvolvimento e motivação dos funcionários das empresas garantem a sua empregabilidade. A empresa terá funcionários melhores, mais felizes, mais comprometidos com o sucesso de seus clientes e a empresa ganhará mais. Muito mais do que fazendo milionárias campanhas de mídia, e grandes investimentos afirmam muitos empresários e anunciantes. Daí a migração de recursos que está havendo nas empresas – da propaganda para a área de RH, endomarketing, incentivos, etc.

Até alguns anos atrás, o sucesso de uma empresa estava amparado em três pilares: seu produto, seu marketing e sua forma de gestão. No entanto, com o advento da globalização – que alterou as expectativas das pessoas em relação às oportunidades existentes num mundo ao seu alcance – este cenário sofreu drásticas transformações. E, hoje, o que faz o sucesso de uma empresa juntamente com o seu produto ou serviço, o seu marketing e a sua gestão, é a sua atitude perante o mercado.

Isso implica em ultrapassar as fronteiras existentes entre o cliente externo e o cliente interno, tornando os funcionários crentes e conscientes dos valores da empresa, comprometidos e co-responsáveis pelo sucesso da organização. Esta é a forma que a empresa dispõe de alinhar seu discurso com suas ações, perante o seu público, aproximando clientes, imprensa e sociedade do seu público interno. E é neste contexto que devemos compreender a existência de um Marketing Interno como complemento e sustentáculo das ações e dos conceitos do Marketing como estratégia de negócio.

Marketing interno e externo caminha lado a lado, sempre. É fato. Se você não permitir que exista uma ponte entre um e outro, não adiantará fazer investimento algum para os seus produtos ou serviços.

Funcionamento do Marketing Interno:
Veja o funcionamento do Marketing Interno tomando por base um quadro comparativo entre o Marketing tradicional e o Marketing Interno.

Etapas do Marketing Tradicional e do Marketing Interno.
MARKETING TRADICIONAL
(VOLTADO PARA O CLIENTE EXTERNO)
ETAPAS
MARKETING INTERNO
(VOLTADO PARA O CLIENTE INTERNO)
Conhecimento das necessidades, desejos e expectativas dos usuários.

INVESTIGAÇÃO
Conhecimento das características, aspirações e expectativas dos funcionários.
Desenho de produtos e serviços que respondam as expectativas dos usuários em todas suas dimensões.

DESENHO
Estruturação e seleção dos valores que deverão ser apresentados de forma tal que respondam as expectativas do funcionário.
Apresentação do produto ou serviço ao mercado externo pondo ênfase em suas bondades e vontades competitivas.

COMUNICAÇÃO
Apresentação dos valores pondo ênfase em como os mesmos respondem as expectativas das pessoas.
Apresentação da mensagem: adoção do produto ou serviço como norma de conduta em suas atuações como usuários.

ADOÇÃO
Aceitação da mensagem: adoção de valores como norma de conduta em suas atuações como empregados da empresa.


Enquanto o Marketing Tradicional preocupa-se em atingir suas metas sem levar em consideração os desejos e expectativas dos seus funcionários, o Marketing Interno, pelo contrário, vê nos seus empregados a vantagem competitiva para alcançar seus objetivos, através de uma gestão baseada na relação empresa-organização. Então, através da cultura que permeia a organização, procura-se adequar os mercados externos e internos na obtenção da satisfação, em primeiro lugar dos clientes internos (empregados), conseqüentemente dos clientes externos (consumidores). Dessa forma, temos o que se chama de produto total ou oferta.

No marketing interno o produto vendido é a própria empresa com uma série de produtos acrescidos: melhores condições de trabalho, maior participação dos colaboradores, melhor clima laboral, maior integração e motivação, maior produtividade, etc. O produto oferecido ao cliente/colaborador interno é uma empresa “aumentada”, onde se definem objetivos, e estes, só são alcançados com a ajuda e o trabalho de equipe.

Neste sentido há que procurar implementar estratégias que satisfaçam as necessidades dos clientes internos e que lhes possibilitem a flexibilidade necessária para que possam responder, com eficácia, às exigências do mercado.

Evidenciado que os funcionários se sentem mais motivados pela premiação, gerando um clima de satisfação, com os mesmos se empenhando mais em suas funções. A empresa reconhece o trabalho dos seus funcionários, pois se utiliza três fatores geradores de motivação: promoção, prêmio e elogios. O resultado satisfatório reflete na produção, o que faz com que a empresa dê continuidade a esta sistemática geradora de estímulo. Quanto a sugestões apontadas para melhorar a satisfação dos colaboradores, uma foi à construção de um clube recreativo com campos gramados, piscinas, áreas de lazer, o que congregaria mais os funcionários. A maioria dos funcionários da WT é do sexo masculino, apesar de que vem ocorrendo um substancial aumento de mulheres em todos os setores de trabalho no país.

 Quanto à faixa-etária predominante, o profissional de mais de 31 anos de idade é o que mais ocupa as funções de gerência e operações. A empresa valoriza muito o nível de escolaridade, pois 70% do quadro de funcionários de Gerência e Operações são graduados e alguns estão fazendo pós-graduação, o que a credencia como consolidada no mercado de Palmas e do Estado, já que dispõe de profissionais com mão-de-obra qualificada. A empresa também costuma valorizar o funcionário, pois a maioria já está na organização entre 3 a 5 anos.

Quanto ao ambiente de trabalho verificou-se uma excelente relação entre os funcionários com um clima de muito respeito. O relacionamento entre funcionários apresentou índices favoráveis, sendo sadio o clima entre funcionários configurando-se um ambiente de trabalho equilibrado. Os pontos positivos dizem respeito à valorização do funcionário, através do reconhecimento como fator gerador de motivação. Como ponto negativo pode-se apontar as definições feitas pelos funcionários com relação à premiação como o maior fator, desprezando a estabilidade no emprego, aumento de salário ou ascensão profissional. Em uma época de desemprego, a estabilidade deveria ser a maior aspiração na empresa.
Uma boa administração de marketing se confunde com a experiência vivida, com sensibilidade, capacidade de observação, com bom senso e estudo.

Muitas empresas já sabem: os funcionários são seus primeiros clientes. Eles são peças fundamentais na engrenagem que vai levar a companhia ao sucesso ou ao fracasso. Por isso, fazer deles parte integrante de um grupo com os mesmos objetivos, valorizá-los, incentivá-los e municiá-los de informações estratégicas estão na linha de frente do Endomarketing.

É necessário o uso de técnicas de marketing para o público interno, a fim de motivar e promover informações da empresa. Pensando em inovação, estabelecem com seus clientes, de forma constante, reuniões de aprofundamento com o objetivo de visualizar oportunidades de comunicação e promoção interna. Algumas ações de marketing interno: pesquisa de clima, quadro-mural, intranet, jornal interno, eventos internos, programa de integração, campanha de incentivo, campanha de fim de ano, entre outras.

Ações isoladas não constroem uma boa imagem quando existe mudança na mentalidade das organizações com relação as suas ações internas, as otimizações nos resultados finais constantemente são atingidas decorrentes de suas atitudes. A construção de uma boa imagem é um trabalho de longo prazo, não tente acelerar este processo com atitudes precipitadas e momentâneas. Por isso, analise seu ambiente interno, diagnostique a real situação, planeje suas ações estrategicamente e por fim, avalie os resultados obtidos.

Endomarketing by Michelle Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário